sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Brasil vai dar conta?

Obras do Itaquerão, em São Paulo, iniciadas em 30 de maio
Foto: Diego Salgado/Portal2014

Reportagem da revista Superinteressante, de maio de 2006, listou algumas das obrigações que um país deve cumprir para sediar a Copa. São elas:
Estádios
Devem ter só poltronas: nada de arquibancadas sem lugares numerados. E nada de enfiar torcedor em qualquer canto: todos os espectadores têm que ter uma boa visão do gramado. As arenas também devem abrigar restaurantes e contar com estacionamento próprio.

Tráfego
Os estádios não podem ficar escondidos no meio do nada – a Fifa exige que haja transporte público por perto.

Segurança
Controlar quem entra nos estádios é prioridade para a Fifa.

Turismo
O anfitrião tem de fornecer estada e centro de treinamento para os times. E deve ter hotéis e rotas aéreas suficientes para receber os cerca de 1 milhão de visitantes aguardados em uma copa.
Veja aqui a reportagem na íntegra.

6 comentários:

  1. Tudo indica que o Brasil não vai dar conta, mas que a Fifa vai fazer "vista grossa", assim como fez na África do Sul. Lá o transporte era só em vans, não teve transporte público de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Os preparativos para a Copa de 2014 estão ainda muito atrasados, se comparados aos outros países que sediaram um mundial. Cinco estádios ainda nem iniciaram as obras, sem contar as obras nos aeroportos, principal porta de entrada do país. Parece que aqui ainda impera o “jeitinho brasileiro”, tudo na correria, achando que tudo dará certo somente quando estiver bastante próximo do evento, sem organização, falta de planejamento, obras com superfaturamento, corrupção – o TCU já aponta irregularidades. Segundo trecho de um documento no site oficial da Copa 2014: “existe o risco de que a despesa total [da Copa] venha a ser muito superior à inicialmente prevista”.
    Nós ainda não temos um estádio e local definidos para a abertura da Copa!!!!Sem contar em coisas mais importantes como a segurança e outras relacionadas na reportagem! Diante disso, será que o país tem infraestrutura e está realmente preparado para receber turistas estrangeiros? Ainda bem que existe o blog para podermos opinar. É claro que estou torcendo para que tudo dê certo e quero que o nosso país tenha a melhor Copa do mundo! Mas, por enquanto, só nos restam incertezas, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Brasil tem tudo para sede da copa.. so falta interesse e atitudes dos nossos governantes,, pq dinheiro nos cofres tem! "sem contar que tem as licitaçoes superfaturadas e as obras mal acabadas para atrapalhar"..E que vença o Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que teremos uma bela copa sim. Tudo se resolve com o jeitinho brasileiro de ser e agir.
    O único problema é a outra qualidade que temos, de sempre deixarmos tudo para última hora, por mais que não saia do jeito que deveria, sempre aceitamos e acaba tudo em samba e muita..( todo mundo já sabe o final da história).
    Essa é só mais uma oportunidade para muitos governantes superfaturarem com o dinheiro público e depois se gabar dizendo que conseguiram realizar a Copa.

    ResponderExcluir
  5. Segundo informações publicas ontem 19/06/2011, Tribunal de Contas da União recomendou, por meio de relatório aprovado que o governo atualize e divulgue dados relativos à execução de obras para a Copa do Mundo de 2014, acredito que a partir do momento que o TCU exige mais clareza sobre o andamento das obras como reformas em estádios, rodovias e aeroportos a coisa vai começar a fluir, o que mais me intriga e o fato de o governo não pretender divulgar os gastos gerais da Copa, mas apenas aqueles em que haja a necessidade de cooperação entre os entes federativos. No mais, a meu ver já e de grande valia as obras que estão sendo feitas já existe mudanças consideráveis na Av. Tereza Cristina e no final da João Cezar de Oliveira onde estão sendo feitas melhorias para o transito que deveriam ter sido feitas há anos luz. Gostaria de ressaltar que TCU deu prazo até 30 de julho para que o Ministério dos Esportes encaminhe uma relação com as ações do segundo ciclo de planejamento do mundial (etapas, valores, responsáveis e cronogramas). Viva a Copa 2014 viva as tão esperadas melhorias que só vieram em prol dessa Copa, afinal quem ganha somos nos Brasileiros que sempre escutamos não há verbas e simplesmente como conto de fadas as verbas apareceram.

    ResponderExcluir
  6. Li uma reportagem na Folha de S. Paulo sobre as denúncias de cobrança de propina e o aumento do custo na construção e reforma dos estádios para a Copa-2014 e não pude deixar de transcrever aqui uma frase intrigante do ex-jogador e agora deputado Romário, afirmando que só existe uma chance do Mundial acontecer sem atrasar as obras: "Pelo que estou vendo, as coisas não vão acontecer. Vai ter a Copa, mas infelizmente teremos problemas e não vai ser a melhor de todos os tempos. Vou te falar uma verdade: os evangélicos acreditam que Jesus vai voltar. Só ele para fazer com que o Brasil faça a melhor Copa. Se ele descer nos próximos três anos, aí será possível", declarou Romário.

    ResponderExcluir